sábado, 22 de setembro de 2012

Valores morais.

Segundo os pesquisadores do PNUD - Programa da nações unidas para o desenvolvimento, foi feito um questionário para com os internautas brasileiros, perguntando o que precisaria mudar no Brasil para a vida dos mesmos melhorar de verdade. A resposta deste questionário mediria o "IVH - Índice de valor humano". Muitas das respostas dos cidadãos foram voltadas aos valores morais, como por exemplo, o trabalho, a saúde, a educação.
À partir daí, nota-se o quão grande são os valores morais ditados pela sociedade. Através destes valores, as pessoas seguem um fluxo de padrão mais ou menos aproximado, distinguem o certo do errado. Porém, boa parte dessas exigências tornam-se subjetivas, mesmo porque cada indivíduo tem sua maneira de pensar e de observar o mundo, com isso, é complicado dizer o que é amoral  a alguém.
Uma das práticas mais cobradas pela população é a educação, pois ela é o alicerce, à partir desta educação que o indivíduo se manifesta na sociedade em todos os sentidos. Mas a mesma, necessita de grandes reformas.
O ensino brasileiro continua fraco, os livros didáticos utilizados nas escolas públicas, criados pelo governo, também necessitam de reformas urgentes, eliminando os pensamentos burgueses e liberais dominantes.
A maior base para que este ensino saia com qualidade, são os professores que infelizmente são muito mal remunerados, muitas vezes aguentando grandes desaforos, sujeitos a conviver com alunos violentos não apenas nas periferias e sim em todos os lugares.
Sabemos que os princípios de valores morais tem uma extrema importância, para que possamos ser grandes seres humanos de ótimo caráter, de ótima formação, porém as únicas possibilidades dessas melhorias são através dos nossos superiores governantes, que muitas vezes deixam a desejar em seus mandatos não cumprindo o mínimo de suas obrigações para com a sociedade.
Acreditemos para que futuramente esse quadro melhore e possamos contar com a benevolência desses parceiros que optam a entrar nesses cargos políticos. Revertendo essa base fundamental a todos os seres humanos que no momento infelizmente, está deplorável.

Nenhum comentário: